Os homens e mulheres possuem características bem diferentes, ambos com suas particularidades,porém muitas vezes, os organismos funcionam de maneira semelhante.
Conforme vamos envelhecendo, o nosso corpo sofre mudanças, dentre elas a mudança hormonal. A capacidade do nosso corpo de produzir os hormônios vai diminuindo ao longo dos anos. Na mulher, essa fase é conhecida como Menopausa e no homem, como Andropausa.
REPOSIÇÃO HORMONAL FEMININA
A MENOPAUSA é definida pela parada ou ausência permanente dos ciclos menstruais por no mínimo 12 meses. Nessa fase, os ovários param sua produção hormonal, com queda gradativa dos hormônios estrogênio e progesterona, até a perda total da capacidade reprodutiva, não ocorrendo mais ovulação e nem menstruação.
Em média, a menopausa ocorre por volta dos 45 a 55 anos, mas pode ocorrer tão cedo como menos de 40 anos (menopausa precoce) e após os 55 anos (menopausa tardia).
Os sintomas da menopausa mais comuns são:
O tratamento para a menopausa tem que ser individualizado para cada mulher de acordo com a fase e sintomas. Quando não há contraindicação, a mulher sintomática pode se beneficiar e muito da Terapia de Reposição Hormonal.
REPOSIÇÃO HORMONAL MASCULINA
A Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), popularmente conhecido como ANDROPAUSA, refere-se a queda na produção dos hormônios masculinos (sendo a testosterona o principal hormônio). É uma condição associada ao envelhecimento, que pode ocorrer por volta dos 40 a 55 anos. No entanto, não há um sintoma específico como a interrupção da menstruação como ocorre nas mulheres na fase da menopausa.
As mudanças podem ocorrer de forma gradual, podendo ser observados:
Com a idade, a queda nos níveis de testosterona vai ocorrer em praticamente todos os homens. Porém, não são todos que irão necessitar de ajuda médica especializada, uma vez que não há uma maneira de predizer quem terá sintomas de andropausa e com qual intensidade.
O tratamento para a andropausa tem que ser individualizado para cada homem de acordo com a fase e sintomas. Quando não há contraindicação, o homem também pode se beneficiar e muito da Terapia de Reposição Hormonal.
Consulte sempre um endocrinologista!