Tireoide e gravidez


Pacientes com doenças na tireoide que pretendem engravidar devem estar atentas !! Saiba os porquês abaixo:

Riscos para o feto: – O feto começa a produzir os hormônios da tireoide apenas a partir de 18 a 20 semanas. Desta forma, depende totalmente dos hormônios tireoidianos vindos da mãe.

A falta do hormônio tireoidiano (HIPOTIREOIDISMO) pode afetar o desenvolvimento neurológico do feto levando a um quadro de retardo mental que poderia ser evitado.

Além disso, como os hormônios da tireoide atuam em diversos órgãos do corpo, outros locais importantes podem ser afetados como o coração e sua função cardíaca.

Riscos para a mãe: – As alterações dos hormônios da tireoide se não tratados adequadamente durante a gestação podem aumentar o risco de:

➡ alteração da pressão arterial, eclâmpsia e pré-eclâmpsia, parto prematuro e até aborto !

Como engravidar com segurança ⁉️

Se já tiver o diagnóstico prévio de doença tireoidiana: Nunca suspender o tratamento sem orientação do endocrinologista

Avisa-lo sobre o desejo de engravidar antes da concepção se possível .

E por fim, aquelas que pretendem engravidar ou já estão gestantes, não receber iodo-radioativo pelo risco de malformação ‼️

Se não souber de doença tireoidiana:

Importante ressaltar que algumas mulheres apresentam maior risco de ter problemas de tireoide durante a gravidez. Por isto, é sempre bom realizar um exame de rastreio como a dosagem dos hormônios no sangue.

Lembrar que as alterações hormonais tireoidianas podem ser transitórias, normalizando no pós-parto, mas que devem sempre serem tratadas !