Riscos do hormônio T3


Os hormônios T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tetra-iodotironina) são produzidos originalmente pela glândula tireoide, e controlam o metabolismo de todo o corpo.

Muitas pessoas tem utilizado o T3 manipulado para o tratamento de hipotireoidismo e modulação hormonal, sendo este um mau uso do hormônio, uma vez que a prática de modulação hormonal não é reconhecida pelo CFM (como já abordado em outros posts) e a manipulação desse hormônio é complexa por se tratar de uma dosagem em microgramas, podendo ocorrer erros na dosagem.

Lembre-se: o T3 manipulado não deve ser utilizado, pois não há indicação alguma, como forma de tratar as doenças da tireoide ou da reposição hormonal na menopausa.

Não é indicado para tratamento de emagrecimento também. Os hormônios tireoidianos levam à uma ilusão de emagrecimento pelo fato de “acelerarem o metabolismo”, porém o que ocorre é consumo de massa muscular, o que não é nada saudável!.

O uso de T3 sem indicação pode levar à osteoporose precoce e por elevar a frequência cardíaca, há o risco de arritmia e insuficiência cardíaca como efeitos colaterais.

Consulte sempre um endocrinologista de confiança, que não empurre os hormônios manipulados e que ofereça uma consulta personalizada e direcionada para a solução do problema.