Ganho de peso e péssima qualidade de sono estão intrinsecamente interligados, pois
há o cansaço físico e mental, e consequente vontade de ingerir carboidratos, gordura e açúcar.
Portanto, o ideal é consumir refeições duas a três horas antes de dormir. Se ainda estiver com fome, tente comer proteína magra ou rica em magnésio quarenta e cinco minutos antes de dormir.
Não consuma cafeína, que afeta os estímulo neurais, e bebidas alcoólicas, que aumentam a vontade de ir ao banheiro e pioram a qualidade do sono, uma vez que o corpo tentará o tempo todo eliminar esta toxina.
Além disso, fazer exercícios físico durante o dia ajuda dormir melhor, pois há gasto calórico e assim o corpo usa o sono para se recuperar.
Ainda, medite se possível, ou apenas se desligue de todos os problemas e aborrecimentos causados no dia.
Coloque despertador para acordar e tente manter uma rotina os horários de levantar e se deitar, mesmo nos finais de semana.
É importante para não haver quebra do sono e da sua qualidade. Ao se tornar uma rotina ficará mais automático e fácil conseguir dormir na hora que se deseja.
Desligar a televisão e ficar longe de celular, tablets e computador pelo menos 2 horas antes de dormir ajudará você a relaxar.
Assim, coloque foco ao deixar os eletrônicos fora de alcance para que você consiga se concentrar para dormir.
Prepare seu quarto com os sentidos sensoriais, ou seja, sem iluminação, sem barulho, se puder borrife bruma relaxante no travesseiro, temperatura ambiente e leve um copo de água.
A cama deve ser sempre associada ao ato de dormir, ou seja, deite-se somente se tiver com vontade.
Com o quarto pronto, você poderá sentir que está preparado para aquela boa noite de sono.
Caso haja insônia persistente, consulte um profissional, pois poderá te ajudar a descobrir os problemas e qualidade do seu sono.