De acordo com pesquisas, o fator estressante número 1 ao começar a fazer uma dieta é lidar com situações sociais, ou seja, com as críticas dos amigos próximos e a família.
Desta maneira, frases como “um pedaço não vai te matar” ou “Meu deus, como você está obcecada” começam a surgir.
Imagine a seguinte situação hipotética: uma mulher começa a mudar seus hábitos alimentares, ou seja passa a comer comidas saudáveis e priorizar exercícios físicos. Ela recusa a sobremesa porque não acredita que é algo necessário de ingerir e corta o álcool. Os amigos e família a apoiam nas primeiras semanas. Mas aí, uma coisa engraçada acontece. Estas mesmas pessoas começam a agir de modo estranho (com críticas) sobre seus novos hábitos.
Seja por confusão, culpa, inveja ou apreensão sobre como o novo comportamento possa afetar o tempo delas com você, há muitos motivos possíveis sobre essa conduta e é possível que muitos deles não tenham nada a ver com você.
Pessoas sentem compelidas a justificar suas escolhas na comida ou se meter nas escolhas dos outros. Diga “Eu fico mais que feliz discutir sobre dieta depois de comer.”
Está certo usar frases que lembrem as pessoas que esse é seu corpo e o que você faz com ele é da sua conta e não delas. Diga “Isso é o melhor para mim agora.” pode ser poderoso. Você manda no seu comportamento sem forçar isso ou alguém.
Saiba agora que você não deve a ninguém uma explicação com o que você faz com seu corpo. Eles podem incitar você como quiserem, e nesse tipo de situação, o melhor a fazer é não responder. Diga algo como “Eu prefiro não discutir isso. Obrigada por entender.” e continue a conversa com outro tópico.
Não tenha remorso de suas escolhas. É o seu corpo, sua vida. (inspired by thegirlsgonestrong)