Como comer menos doces? Confira algumas dicas para resistir a essa vontade:
Também chamado de microbiota intestinal possui um papel no controle do açúcar no sangue e predispõe à obesidade.
Para a sua melhoria, é recomendável:
a) ingerir alimentos diversificados, como os ricos em fibras, iogurte natural, amido resistente, os grãos integrais, os vegetais, cacau e vinho tinto, entre outros;
b) reduzir o consumo de adoçantes artificiais, açucar e alimentos processados;
c) praticar exercícios físicos ajudam no fluxo intestinal;
d) ter uma boa noite de sono.
Aprenda a reduzir e associar a outros gostos, utilizando-se dos sentidos sensoriais. Auxilia nesse processo comer mais devagar, sentir o gosto e o cheiro da comida, fazer trocas e experimentos saudáveis como chocolate por alfarroba, alimentos refinados por integrais, e assim equilibrar a sensação de prazer e bem estar.
Com taxas normais de serotonina (neurotransmissor responsável pela felicidade), a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Algumas vezes pode ocorrer com auxílio de medicamentos, porém sempre com orientação de um profissional médico. Preste atenção se a vontade é por fome ou por compulsão.
Ter uma rotina e hábitos diferentes, ou seja, um costume natural ingerir alimentos mais saudáveis, e, assim criar mudanças na alimentação. Diminuir a quantidade, porém sem se privar radicalmente, logo, dosar o leve gosto doce no dia a dia.